O que você queria saber sobre Ensino Superior e não tinha onde perguntar...
Para que serve o ensino superior? Quais vantagens um jovem pode obter ao sacrificar seu tempo, investir seu dinheiro e seus esforços e talentos, para chegar ao diploma superior? Vale a pena fazer uma faculdade?
O objetivo deste projeto é encontrar respostas para estas perguntas e apresentar ao público e aos pesquisadores as recentes pesquisas sobre Ensino Superior. Os trabalhos que serão apresentados neste espaço vão abordar os temas: tipos institucionais, política de permanência, diversificação de cursos, entre outros temas. Faremos publicações mensais e esperamos contribuir com o debate sobre o Ensino Superior.
Maria Lígia de Oliveira Barbosa
O Ensino Superior ficou mais democrático ?
Tendo atingido 8 milhões de estudantes matriculados, o sistema de ensino superior brasileiro vem se abrindo a novos estudantes e tem aumentado a proporção da população adulta com maior escolaridade. Também ocorreram mudanças profundas na organização e nos formatos de instituições, cursos, modelos de ensino e pesquisa. Temos agora um sistema de ensino superior bastante ampliado e diversificado. Mas seria ele menos elitista e mais aberto? Seria ele capaz de oferecer maior igualdade de oportunidades sociais aos egressos do sistema?
Eduardo Borges
Políticas de permanência estudantil na Educação Superior: na visão dos agentes institucionais.
Compreender como os agentes institucionais enxergam as políticas, os problemas dos estudantes e as dificuldades institucionais para a execução dos
programas de permanência é crucial para o avanço das discussões sobre desigualdades no interior do sistema de ensino superior e a respeito das estratégias de combate à evasão discente e à accountability (responsabilização) das Instituições de Ensino Superior (IES) em relação às trajetórias de seus estudantes/egressos.